|
Breve Relato
Localizada no Ramal do Pitanga, com acesso pela Transacreana ou pela estrada da Piçarreira, a Comunidade de São Peregrino, está localizada na zona urbana da área canônica de nossa Paróquia. Lá o trafego de veículo automotor só se dá durante poucos dias do ano, porém as pessoas que frequentam a comunidade estão sempre presente.
Como quase todas as comunidades, essa também foi fundada na época da grande expansão da Diocese de Rio Branco, 1995, época das Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s e com o apoio do frei Umberto.
O nome da comunidade veio com um grupo de pessoas que, a época, viram a necessidade de abrir um ramal que ligasse a Estrada da Piçarreira a Transacreana e assim o fizeram denominando-o Ramal do Pitanga. Essas pessoas eram todas devotas de São Peregrino daí o nome.
No início, coube a senhora Maria Furtado a tarefa de coordenar e manter em funcionamento a nova comunidade, e assim ela o fez com grande dedicação e zelo. Foi dado início a evangelização das famílias moradora do ramal e proximidades, a catequese, as reuniões para rezar o Terço.
Por ser localizada na zona rural com estradas sem pavimentação onde o deslocamento é deficitário mesmo assim ela trabalha com as famílias, catequese de crianças, duas vezes por mês tem a Celebração da Palavra, reza do Terço, Via Sacra e uma vez por mês a Santa Missa.
A comunidade deixa um convite a todos que queira conhecer a Comunidade São Peregrino – Ramal do Pitanga, "estamos de braços abertos, venha nos conhecer".
|
|