|
Breve Relato
A Comunidade Cruz Milagrosa com certeza é a mais antiga comunidade de nossa Paróquia. Nasceu da tenacidade de pessoas que merecem nosso reconhecimento e admiração. Dentro do seringal, nos varadouros, nas colocações essas pessoas não mediam esforços para levar a Palavra de Deus aos irmãos e irmãs.
Por volta do ano de 1944, quando dona Mariquinha, que trabalhava naquelas imediações organizou um altar dentro do cemitério ao lado da atual capela, e Dom Júlio Matiolli, antes de ser sagrado bispo, ali rezava as Missas. Sempre falava que não queria um altar dentro do cemitério, foi quando ele perdeu seus óculos. Falou se achasse os óculos ele iria erguer naquele local uma capela. Assim dias depois no cemitério onde se rezava as Missas ele achou os óculos e cumprindo sua palavra organizou a comunidade com a finalidade de levantar a Igreja.
O nome Cruz Milagrosa ocorreu que no local onde hoje é o cemitério, foi morto um seringueiro, na sepultura colocaram uma cruz com madeira tirada de uma árvore de cajá e para espanto geral a madeira brotou e cresceu. Então as pessoas arrancavam a casca desta cruz que virou árvore e faziam chá que era utilizado contra os mais diversos males, muitos chegavam a obter a cura desses males. Daí o nome Cruz Milagrosa.
Nos anos de 2014, 2015 e 2016 a comunidade foi revitalizada, nova pintura, obras diversas e organização ímpar.
A comunidade tem como padroeiro São Francisco de Assis, comemorado dia 4 de outubro com Missa Festiva e Procissão. Outro ponto forte é a festa social, sempre bem prestigiada.
A comunidade conta com catequese com as pessoas que moram nas proximidades e uma vez por mês a Santa Missa.
|
|