NOVENA DE SÃO PEREGRINO
SEXTO DIA
PEREGRINO, ACOMETIDO POR UMA CHAGA MALIGNA
|
|
|
Sinal da Cruz
Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Da vida de São Peregrino
Leitor: Em consequência da vida austera e penitente que levava, quando tinha 60 anos de idade, Peregrino foi acometido por uma grave enfermidade. Primeiro, formaram-se varizes na perna, que provocaram a erupção de uma ferida. Com o tempo, a ferida se transformou numa chaga maligna, que exalava um mau-cheiro insuportável, obrigando-o a viver isolado dos outros.
O médico do convento, Paulo Salaghi, e seus assistentes examinaram cuidadosamente a perna e o diagnóstico foi unânime e inapelável: de nada adiantavam os remédios, pois, com o tempo, a chaga se propagaria até contaminar a perna inteira; por isso, antes que todo o corpo perecesse, era necessário amputar a perna. Todos os frades, consultados, concordaram com essa solução.
Peregrino, acometido por uma chaga maligna, não perde a esperança
Dir.: Jesus viu as multidões, subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos se aproximaram, e Jesus começou a ensiná-los: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Felizes os aflitos, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês.” (Mt 5, 1-12).
Reflexão
Partilhada: Quando menos esperamos, na vida surgem adversidades e tribulações. Coragem! Não desanime! Confie em Deus, ele nos ama e seu amor é eterno. Mesmo nas dificuldades, não duvide do amor que Ele nos tem. Não se pergunte “por que”, mas somente “para que”. Depois da crise, da tempestade, você vai perceber o quanto você cresceu. Seja forte e cresça. Tenha paciência com as “demoras” de Deus. Temos um horizonte que nos anima: o Reino de Deus, onde não há mais dor, sofrimento e nem tribulação. Peregrino acreditou nisso e apostou a sua vida nesse ideal, que se consuma na vida oferecida a Deus, na construção de Seu reino. Repito: seja forte! Deus é a nossa fortaleza.
Rezando com a Palavra de Deus
Todos: Deus, nosso Pai, fonte de todo bem e de toda a graça, enviastes vosso Filho ao mundo para que todos tenham vida e vida em abundância; por intercessão de São Peregrino, humildemente vos pedimos: iluminai os cientistas e pesquisadores para que descubram os meios para extirpar do mundo o mal de câncer, que destrói a vida de tantos nossos irmãos e irmãs, vossos filhos e filhas queridos. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Pedido de graça (acenda uma vela)
Em silêncio ou em voz alta, se estiver rezando com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomendar ao santo algum parente ou amigo doente. Em seguida, reza-se a ladainha.
|
|
Ladainha de São Peregrino
|
|
Senhor, tende piedade de nós
Cristo, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós
Cristo, ouvi-nos
Cristo, atendei-nos
Deus, Pai do Céu
Deus Filho, Redentor do Mundo
Espírito Santo Paráclito
Santíssima Trindade que sois um só Deus
São Peregrino, pecador arrependido,
São Peregrino, sedento de perdão,
São Peregrino, exemplo de conversão,
São Peregrino, dócil ao convite da Virgem Maria,
São Peregrino, obediente ao chamado de Deus,
São Peregrino, fiel na vocação até o fim,
São Peregrino, consolo do aflitos,
São Peregrino, conforto dos doentes,
São Peregrino, fortaleza dos fracos,
São Peregrino, protetor contra o mal do câncer,
São Peregrino, esperança dos que sofrem,
São Peregrino, exemplo de oração confiante,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Reza-se um Pai Nosso, uma Ave-Maria e um Glória.
|
|
Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, ouvi-nos!
Cristo, atendei-nos!
Tende piedade de nós!
Tende piedade de nós!
Tende piedade de nós!
Tende piedade de nós!
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Perdoai-nos, Senhor.
Ouvi-nos, Senhor.
Tende piedade de nós.
|
|
Súplica a São Peregrino
Todos: São Peregrino, humilde servo do Senhor e de Nossa Senhora, vem em minha ajuda e sustenta-me em minha debilidade. A enfermidade invade o meu corpo e me preocupa quanto ao meu estado de saúde e ao futuro da minha vida; a tristeza prende o meu coração, e a minha fé, às vezes, desfalece. Por tuas súplicas, alcança-me uma fé viva e uma esperança firme, a fim de que Deus tenha compaixão de mim, livre-me de todo o mal, cure o meu corpo e faça cumprir em mim Sua vontade, que é sempre o melhor para mim. Amém.
Bênção final
Dir.: Senhor, nosso Salvador, conceda-nos paciência e fortaleza nas horas de provas e tribulações.
Todos: Amém.
Dir.: Cure as nossas feridas e nos conceda viver na serenidade e na paz.
Todos: Amém.
Dir.: E pela intercessão de São Peregrino venha sobre nós, nossas famílias e todos os enfermos, a bênção de Deus Todo-poderoso, que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.
|
|