NOVENA DE SÃO PEREGRINO
SEGUNDO DIA
PEREGRINO, ATENDENDO AO CHAMADO DA VIRGEM MARIA,
INGRESSA NA ORDEM DOS SERVOS DE MARIA
|
|
|
Sinal da Cruz
Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Da vida de São Peregrino
Leitor: Certo dia, estando Peregrino a rezar na igreja de Santa Maria da Cruz, pareceu-lhe ouvir da virgem estas palavras: "Não tenhas medo, filho: eu sou a Mãe daquele que tu adoras na cruz e por Ele fui enviada para mostrar-te o caminho da salvação. (...) Conheces os irmãos religiosos chamados Servos da Virgem Maria? (...) Peregrino é teu nome: tu serás, pois, peregrino de nome e de fato, porque deves ir para Sena; quando aí chegares, encontrarás esses santos homens em oração; tu lhes pedirás com insistência que te aceitem em seu convívio".
Ouvindo isso, Peregrino pôs-se a caminho rumo ao convento dos Servos de Maria da cidade de Sena. Foi acolhido carinhosamente pelos frades, que de bom grado o receberam em sua companhia e o vestiram com o santo hábito da Ordem dos Servos de Maria. Ele tinha então cerca de 30 anos de idade.
Em Sena, teve como companheiros dois santos frades, os bem-aventurados Joaquim e Francisco de Sena. Ao lado deles, aprendeu a percorrer o caminho da perfeição cristã e do serviço à Virgem Maria.
Peregrino, devoto da Virgem Maria
Dir.: No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos. Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho!” Jesus respondeu: “Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou.” A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: “Façam o que ele mandar.” (Jo 2, 1-5).
Reflexão
Partilhada: Existem muitas mediações entre o humano e o sagrado. São mediações divinas, por meio das quais Deus nos chama à comunhão com Ele e com os irmãos. Pensemos como Deus nos tem chamado e nos revelado a sua presença ao nosso lado pelos acontecimentos da vida, pelas pessoas que convivem conosco. Deus nos convida, nunca nos impõe, a nos aproximar d'Ele e a estabelecermos relações fraternas. Estejamos atentos! Poderá muitas vezes faltar o “vinho” em nossa vida. Nesses momentos, estejamos abertos à graça divina, em atitude de vigilância na fé. A fé nos fará perceber o infinito amor de Deus. Assim, convictos de seu amor, seremos generosos em nossa resposta aos seus apelos, e iremos ser também nós, mediadores para comunicá-Lo aos irmãos em nosso cotidiano. Foi exatamente isso o que aconteceu na vida de Peregrino.
Rezando com a Palavra de Deus
Todos: Deus, nosso Pai, fizestes de São Peregrino um servo bom e fiel de Santa Maria, Mãe do vosso Filho. Dai-nos, por sua intercessão e a exemplo da mesma Virgem Mãe, dizer sempre sim à vossa vontade, responder com generosidade aos apelos da Igreja e servir aos irmãos com alegria. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Pedido de graça (acenda uma vela)
Em silêncio ou em voz alta, se estiver rezando com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomendar ao santo algum parente ou amigo doente. Em seguida, reza-se a ladainha.
|
|
Ladainha de São Peregrino
|
|
Senhor, tende piedade de nós
Cristo, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós
Cristo, ouvi-nos
Cristo, atendei-nos
Deus, Pai do Céu
Deus Filho, Redentor do Mundo
Espírito Santo Paráclito
Santíssima Trindade que sois um só Deus
São Peregrino, pecador arrependido,
São Peregrino, sedento de perdão,
São Peregrino, exemplo de conversão,
São Peregrino, dócil ao convite da Virgem Maria,
São Peregrino, obediente ao chamado de Deus,
São Peregrino, fiel na vocação até o fim,
São Peregrino, consolo do aflitos,
São Peregrino, conforto dos doentes,
São Peregrino, fortaleza dos fracos,
São Peregrino, protetor contra o mal do câncer,
São Peregrino, esperança dos que sofrem,
São Peregrino, exemplo de oração confiante,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Reza-se um Pai Nosso, uma Ave-Maria e um Glória.
|
|
Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, ouvi-nos!
Cristo, atendei-nos!
Tende piedade de nós!
Tende piedade de nós!
Tende piedade de nós!
Tende piedade de nós!
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Perdoai-nos, Senhor.
Ouvi-nos, Senhor.
Tende piedade de nós.
|
|
Súplica a São Peregrino
Todos: São Peregrino, humilde servo do Senhor e de Nossa Senhora, vem em minha ajuda e sustenta-me em minha debilidade. A enfermidade invade o meu corpo e me preocupa quanto ao meu estado de saúde e ao futuro da minha vida; a tristeza prende o meu coração, e a minha fé, às vezes, desfalece. Por tuas súplicas, alcança-me uma fé viva e uma esperança firme, a fim de que Deus tenha compaixão de mim, livre-me de todo o mal, cure o meu corpo e faça cumprir em mim Sua vontade, que é sempre o melhor para mim. Amém.
Bênção final
Dir.: Senhor, nosso Salvador, conceda-nos paciência e fortaleza nas horas de provas e tribulações.
Todos: Amém.
Dir.: Cure as nossas feridas e nos conceda viver na serenidade e na paz.
Todos: Amém.
Dir.: E pela intercessão de São Peregrino venha sobre nós, nossas famílias e todos os enfermos, a bênção de Deus Todo-poderoso, que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.
|
|