NOVENA DE SÃO PEREGRINO
PRIMEIRO DIA
PEREGRINO NASCE E CRESCE NUMA SOCIEDADE VIOLENTA
|
|
|
Sinal da Cruz
Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Da vida de São Peregrino
Leitor: Peregrino nasceu em Forli, pequena cidade da região da Romagna, na Itália central, em 1265. Homem culto foi seu pai, da ilustre e tradicional estirpe dos Laziosi, mais rico em dotes de espírito do que em bens materiais. Peregrino era filho único e, por isso, muito amado pelos pais.
No ano de 1283, o papa Martinho IV enviou São Filipe Benizi, prior geral da Ordem dos Servos de Maria, para a cidade de Forli, cujos habitantes se haviam rebelado contra a autoridade papal. Era missão deste santo homem pregar a paz, a concórdia e a obediência à Sé Apostólica. Enquanto São Filipe falava ao povo, um grupo de fanáticos precipitou-se contra ele aos gritos. Bateram nele e o expulsaram da cidade. Nesse grupo estava um jovem de 18 anos, de nome Peregrino, da família dos Laziosi. Mais tarde, arrependido do que fizera, o jovem Peregrino procurou o santo homem e humildemente pediu-lhe perdão. Acolhido, afavelmente por São Filipe, Peregrino recebeu o perdão. A partir de então, mudou de vida e pedia incessantemente à Virgem Maria que lhe indicasse o caminho a seguir.
Peregrino, numa sociedade violenta, alcança a conversão
Dir.: Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: “Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal”. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: “imbecil”, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de “idiota”, merece o fogo do inferno. Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois, volte para apresentar a oferta (Mt 5, 21-24).
Reflexão
Partilhada: Uma sociedade violenta é uma contradição ao Reino de Deus, que é paz e justiça, dignidade e promoção do ser humano. Sensível aos apelos do Reino de Deus, Peregrino encontra a graça da conversão. Como ele também nós, testemunhando o Evangelho, podemos dizer não à violência, estabelecendo relações fraternas autênticas, fundadas na gratuidade, no perdão e na reconciliação, que nos levem à vivência da paz e da fraternidade querida por Deus para todos os seus filhos amados. Para que nos convertamos de toda atitude de violência explícita ou velada em nossas atitudes, palavras e pensamentos, supliquemos a intercessão de São Peregrino.
Rezando com a Palavra de Deus
Todos: Ó Deus, vosso servo Peregrino nasceu e cresceu numa sociedade violenta e, antes de converter-se para vós, foi ele mesmo um violento agressor. Humildemente vos pedimos: debelai deste mundo toda violência e tende piedade dos que a praticam: dobrai sua cerviz e movei seus corações para que, a exemplo de São Peregrino, se voltem para vós e aprendam do vosso Filho a serem mansos e humildes de coração. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Pedido de graça (acenda uma vela)
Em silêncio ou em voz alta, se estiver rezando com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomendar ao santo algum parente ou amigo doente. Em seguida, reza-se a ladainha.
|
|
Ladainha de São Peregrino
|
|
Senhor, tende piedade de nós
Cristo, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós
Cristo, ouvi-nos
Cristo, atendei-nos
Deus, Pai do Céu
Deus Filho, Redentor do Mundo
Espírito Santo Paráclito
Santíssima Trindade que sois um só Deus
São Peregrino, pecador arrependido,
São Peregrino, sedento de perdão,
São Peregrino, exemplo de conversão,
São Peregrino, dócil ao convite da Virgem Maria,
São Peregrino, obediente ao chamado de Deus,
São Peregrino, fiel na vocação até o fim,
São Peregrino, consolo do aflitos,
São Peregrino, conforto dos doentes,
São Peregrino, fortaleza dos fracos,
São Peregrino, protetor contra o mal do câncer,
São Peregrino, esperança dos que sofrem,
São Peregrino, exemplo de oração confiante,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
Reza-se um Pai Nosso, uma Ave-Maria e um Glória.
|
|
Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, ouvi-nos!
Cristo, atendei-nos!
Tende piedade de nós!
Tende piedade de nós!
Tende piedade de nós!
Tende piedade de nós!
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Rogai por nós.
Perdoai-nos, Senhor.
Ouvi-nos, Senhor.
Tende piedade de nós.
|
|
Súplica a São Peregrino
Todos: São Peregrino, humilde servo do Senhor e de Nossa Senhora, vem em minha ajuda e sustenta-me em minha debilidade. A enfermidade invade o meu corpo e me preocupa quanto ao meu estado de saúde e ao futuro da minha vida; a tristeza prende o meu coração, e a minha fé, às vezes, desfalece. Por tuas súplicas, alcança-me uma fé viva e uma esperança firme, a fim de que Deus tenha compaixão de mim, livre-me de todo o mal, cure o meu corpo e faça cumprir em mim Sua vontade, que é sempre o melhor para mim. Amém.
Bênção final
Dir.: Senhor, nosso Salvador, conceda-nos paciência e fortaleza nas horas de provas e tribulações.
Todos: Amém.
Dir.: Cure as nossas feridas e nos conceda viver na serenidade e na paz.
Todos: Amém.
Dir.: E pela intercessão de São Peregrino venha sobre nós, nossas famílias e todos os enfermos, a bênção de Deus Todo-poderoso, que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.
|
|