Rio Branco-AC -


PASTORAIS


     Pastoral Familiar
     Coordenação: Raimundinho e Elisangela
     - O que é: Ação evangelizadora que se realiza na Igreja de forma organizada e planejada através de agentes específicos e com metodologia própria. Destina-se a toda e qualquer pessoa, independentemente de sua situação familiar. Tem o propósito de resgatar os valores de cada pessoa.
     - Objetivo: Atingir a todos os tipos de famílias e todos os seus integrantes, quaisquer que sejam a realidade e as circunstâncias em que vivem, levando apoio, orientação e conversão, sempre animada e impulsionada pelo espírito do Bom Pastor. Divide-se em três setores:
     Setor Pré-matrimônio
     Coordenação: Zezinho e Águeda
     - Preparação remota para o casamento. Promove cursos/encontros para noivos.
     Setor Pós-matrimônio
     Coordenação: Célio e Doxa
     - Trabalha com casais recém-casados, preparação à iniciação cristã dos filhos, grupos de casais (reflexão e ação), viúvos, idosos e isolados.
     Setor Casos Especiais
     Coordenação: Reis e Tieta
     - Trabalha com situações particulares de famílias: migrantes, desestruturadas, ideologicamente divididas, distanciadas da vida da Igreja, discriminadas por outras razões, mães solteiras e os sem famílias. Trabalha, também, com situações irregulares: casamento a experiência, uniões livres, católicos casados só no civil, separados e divorciados (com 2ª união ou nova união).


     Pastoral do Batismo
     Coordenação: Laura Gonçalves
     - O que é: É uma pastoral que prepara para o Sacramento do Batismo, o sinal que, pelo poder do Espírito Santo, nos faz participar da família de Deus, que é a Igreja Missionária, para vivermos como verdadeiros filhos seus, irmãos entre nós.
     - Objetivo: Preparar pessoas adultas, principalmente os pais junto com os padrinhos para que tenham consciência da importância do Sacramento do Batismo, como iniciação cristã, pertença a Igreja, identidade católica, na vivência da fé eclesial missionária.


     Pastoral da Catequese
     Coordenação: Dulce Silva
     - O que é: Um processo de iniciação cristã e educação permanente da fé para a vida de comunhão e participação na Comunidade, comprometido com a transformação social.
     - Objetivo: Acompanhar o catequizando na sua caminhada de fé, desde a infância até a idade adulta, para que se converta em discípulo missionário de Cristo, buscando ajudá-lo a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo.


     Pastoral da Infância e Adolescência Missionária
     Coordenação: Sandra Marques, Roberta Souza Lins e Ana Cássia
     - O que é: Obra Pontifícia que confia às crianças o protagonismo na evangelização de outras crianças, despertando nelas, progressivamente, a consciência da corresponsabilidade de todo batizado na missão universal da Igreja.
     - Objetivo: Oferecer às crianças e adolescentes a oportunidade de formação adequada para colaborarem na evangelização universal, tornando-os discípulos(as) missionários(as) de Jesus Cristo pela atenção à realidade, à escuta da Palavra, ao compromisso solidário e à vida comunitária.


     Pastoral da Juventude
     Coordenação: John Rellysson, Raul Smith e Raylane
     - O que é: Ação evangelizadora dos jovens, constituída a partir dos Grupos de Jovens na Comunidade Eclesial para aprofundar a vivência da fé. São jovens que evangelizam outros jovens, no ensejo da transformação de novos homens e novas mulheres para a construção de uma sociedade justa, fraterna, tendo como critério o seguimento de Jesus Cristo.
     - Objetivo: Contribuir na Ação Evangelizadora da Igreja e na construção da nova sociedade, dinamizando os espaços de vivência a partir dos grupos de base, para gerar sinais de vida no mundo da juventude e fortalecer a construção da civilização do amor. Ddar testemunho de vida e da linguagem própria dos jovens: música, manifestações artísticas e culturais. Promover reuniões de pequenos grupos para aprofundar a experiência evangélica.

     Atrelado a Pastoral da Juventude temos:
     Sentinelas do Amanhã (Ministério Jovem da RCC)
     Coordenação: Ísis Menezes
     - O que é: Grupos de jovens que seguem a espiritualidade da Renovação Carismática Católica, vivendo seu carisma e fazendo apostolado entre outros jovens.
     - Objetivo: Levar os jovens a viver segundo a vida no Espírito, animados e movidos a viver a fé católica com renovado ardor, testemunhando Jesus Cristo onde quer que estejam.

     Desafio Jovem
     Coordenação: Alef Freire e Aryanne Barros
     - O que é: É um grupo de jovens que se encontram quinzenalmente aos sábados no espaço do santuário de são Peregrino, para louvar a Deus, lê o evangelho trazendo para o método ver, julgar e agir.
     - Objetivo: tem como objetivo realizar rodas de conversas entre os jovens sobre temas dá igreja e assuntos sociais. Busca também formar jovens conscientes da sua missão evangelizadora, por meio de ações sociais práticas. O grupo tem como slogan: “Ide e fazei discípulos em todas as nações” (Mt. 28,19).


     Pastoral Vocacional
     Coordenação: Frei Renã Barros
     - O que é: É um trabalho pastoral da Igreja que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre, de tal modo que expresse seu serviço ministerial ou carismático para a Igreja, em qualquer dos estados de vida. (Cf. DBP, nº 27).
     - Objetivo: Animar com empenho e dedicação a Pastoral Vocacional através da atuação da equipe: padres, religiosos, religiosas, leigos(as) e os jovens. Despertar, acompanhar e acolher os vocacionados(as); criar e fornecer subsídios de divulgação e animação vocacional.


     Pastoral do Dízimo
     Coordenação: Marcela Gabriel
     - O que é: Pastoral que valoriza a missionariedade, visitação, senso de pertença à Comunidade, a participação e a transparência da administração do bem comum, através da organização da própria Pastoral e outros meios de sustento das Comunidades, discernindo os destinos dos recursos comunitários, zelando por eles, buscando a melhor forma de os preservar e utilizar em ações evangélicas e evangelizadoras. Na Diocese de Rio Branco a Pastoral do Dízimo deve seguir a metodologia do PROIDE.
     - Objetivo: Criar consciência de partilha e corresponsabilidade com a Comunidade. Organizar as Comunidades para desenvolver esse serviço evangelizador com as lideranças, ir ao encontro de pessoas afastadas e indiferentes que não frequentam a Igreja, além de criar consciência de pertença a Igreja, fortalecer a convicção católica e desenvolver a dimensão missionária do Dízimo.


     Pastoral da Criança
     Coordenação: Alda Fernandes
     - O que é: Um organismo da Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, sem fins lucrativos, tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber, para a vida plena das crianças.
     - Objetivo: Desenvolvimento integral das crianças, da concepção aos seis anos de idade, promovendo, em função delas, também suas famílias e Comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso e opção política.


     Pastoral da Comunicação
     Coordenação: Ernani Brunoro
     - O que é: Ação organizada em diversos níveis (Comunidade, Paróquia, Diocese), em vista da comunicação interna da Igreja, como um todo, e a sua comunicação externa através de diversos meios de comunicação da sociedade.
     - Objetivo: Evangelizar através da divulgação dos trabalhos das Pastorais, Movimentos, Grupos e Serviços. Articula-se junto à Comunidade Diocesana com o intuito de proporcionar sua unidade, para o bem comum.


     Pastoral dos Coroinhas
     Coordenação: Pedro Augusto Viga
     - O que é: Cuidado com os meninos ou meninas que nas Igrejas ajudam nas funções litúrgicas. O Coroinha é chamado para servir o altar e auxiliar o Sacerdote e Diácono.
     Objetivo: Prestar um serviço à Igreja, ao Sacerdote e, principalmente, a Deus. Testemunhar Jesus Cristo e viver em intimidade com Ele no serviço ao altar, nas Celebrações Eucarísticas, na Família, na Escola, no Grupo de Catequese e em outros espaços de convivência.


     Pastoral Litúrgica
     Coordenação: Vago
     - O que é: Ação comunitária da Igreja, o Novo Povo de Deus, que está no mundo vivenciando as alegrias e as esperanças, as tristezas, e as angústias com todos os homens e mulheres de hoje, sobretudo com os mais pobres. (CNBB documento 52, nº 16 e SC nº 7).
     - Objetivo: Promover a Pastoral Litúrgica na Diocese, tendo como prioridade a organização, o acompanhamento e formação das Equipes Paroquiais de Liturgia. Fomentando a articulação entre as mesmas, com o fim de dinamizar a Pastoral e incrementar a enculturação litúrgica.

     Atrelado a Pastoral da Litúrgica temos:
     Grupo Litúrgico Pão e Vinho
     Coordenação: Karita Maria Pinheiro de Oliveira

     Grupo Litúrgico Atos
     Coordenação: Thiago Nery

     Grupo Litúrgico São Peregrino
     Coordenação: Nazaré

     Grupo Litúrgico Jeito de Maria
     Coordenação: Heloneyda Marques


     Pastoral da Pessoa Idosa
     Coordenação: Maria Enilda Montefusco
     - O que é: É um canal de articulação na Igreja onde as famílias e a Comunidade vão aprendendo a conviver com os idosos respeitando-os afetiva e efetivamente, e onde os idosos possam compartilhar de sua sabedoria e toda a riqueza de sua vida.
     Objetivo: Viabilizar uma ação pastoral com a pessoa idosa e uma formação contínua da família e toda a Comunidade, fundamentada na nova evangelização e promoção humana específica às necessidades do idoso, para que as famílias e a Comunidade possam conviver respeitosamente com os idosos e eles tenham seu espaço.


     Cáritas Paroquial
     Coordenação: Sara Bonfim e Kajeanne Pereira
     - O que é: A Cáritas é um Organismo das Obras Sociais da Diocese de Rio Branco, que assume a missão de promover, animar, organizar e participar efetivamente da prática da Justiça e da Caridade cristã, com os excluídos da sociedade, contribuindo também na construção de alternativas para que todas as pessoas tenham uma vida digna.
     - Objetivo: Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Contribuir na construção de soluções e alternativas para que todas as pessoas tenham iguais direitos a uma vida digna, realizando ações junto aos excluídos e em parcerias com pastorais e outros movimentos sociais.