Rio Branco-AC -

SANTO DO DIA

23 de março de 2019

SANTO

São Turíbio de Mongrovejo: Nasceu no ano 1538, na Espanha. Podia-se dizer que era um privilegiado: nada lhe faltava material ou familiarmente. Preparava-se para ingressar em Direito. Durante este tempo recebeu a nomeação para o Santo Ofício em Granada, indicado por Felipe II para ser arcebispo de Lima, antes de se tornar padre. Realmente, sua vida distinguia-se pela honestidade, mas jamais poderia suspeitar que Deus o chamava para um grande ministério. Estava com quarenta e um anos de idade e a partir desse momento nasce um dos maiores apóstolos da história da Igreja. Calcula-se que percorreu a pé ou a cavalo, mais de quarenta mil quilômetros visitando os mais longínquos lugarejos de sua diocese, entre neves dos Andes e desertos tórridos do Pacífico, administrando o sacramento da confirmação a noventa mil pessoas. Como principal chefe da Igreja da América, dedicou-se a aplicar a reforma de Trento, enfrentando a vice reis e o próprio rei. Os dez Concílios diocesanos e os três provinciais que celebrou formaram a estrutura legal da Igreja da América espanhola. Eis uma de suas frases mais frequentes: “O tempo não é nosso e dele haveremos de dar conta”. É conhecido como o apóstolo do Peru. Faleceu em uma quinta-feira santa. Após sua morte os agostinianos tocavam ao som da harpa os salmos 116 e 31. Foi canonizado em 1726.
PADROEIRO do Peru.
ORAÇÃO
Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Turíbio de Mongrovejo, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
LEITURA Leitura: Miqueias 7,14-15.18-20
Salmo 102(103)
Evangelho: Lucas 15,1-3.11-32
MENSAGEM
Para qualquer problema, por maior que pareça, Deus reservou uma solução. É preciso buscá-la. Você não está desamparado. Não vacile. Não se entregue. Acima de qualquer problema paira a Providência Divina.