Rio Branco-AC -


SANTO DO DIA


19 de agosto de 2017



SANTO



São João Eudes: Nasceu em Ri, perto de Argentan, na França, no ano de 1601. Ingressou na Congregação do Oratório, fundada por Bérulle, e ordenado sacerdote, dedicou-se à pregação entre o povo. Dois anos se passaram, estourando a epidemia da peste na Normandia e João foi para lá prestar assistência aos doentes. Nunca temeu ser contaminado. O Século XVII foi marcado pelo jansenismo, quietismo, filosofismo; é o século da desconfiança, do esquecimento e do desprezo no que se refere à espiritualidade cristã, mas também é o século de grande renovação da piedade e da devoção realizada por homem como João Eudes. Quando o mal parecia debelado, João contraiu-o, mas superou a crise, restabelecendo-se, retornou suas missões entre o povo. Era um grande pregador, eficaz e seguido. No ano de 1643, João Eudes fundou a Congregação de Jesus e Maria, padres Eudianos, formada por padres vinculados somente com o voto de obediência. A finalidade principal da congregação era a preparação espiritual dos candidatos ao sacerdócio e a pregação das missões ao povo. Paralelamente a esta, surgiu a congregação feminina chamada Refúgio de Nossa Senhora da Caridade, da qual no século XIX derivou a Congregação do Bom Pastor. São Pio X definiu São João Eudes pai, doutor e apóstolo da dulcíssima devoção aos sacratíssimos corações de Jesus e de Maria, fontes daquele amor quente que devia derreter o gélido invólucro do temor reverencial propugnado pelo janseenismo. A influência deste santo foi grande não só em seu país, renovando a velha Normandia, pobre de vida cristã, como também em todo o mundo cristão. São João Eudes morreu em Caen no dia 19 de agosto de 1680, sendo canonizado no ano de 1925.
PADROEIRO das mulheres marginalizadas.
ORAÇÃO
São João Eudes, quem nos dera encontrar a plenitude da vida na morte do nosso "eu", na batalha triunfante contra toda forma de egoísmo, preguiça, vaidade, a fim de nos dedicar inteiramente à evangelização do povo de Deus, principalmente dos mais necessitados, com afetuosa atenção! Intercedei junto a Deus para que vençamos todos os nossos vícios capitais e que amemos Seu Sagrado Coração e o Imaculado Coração de Nossa Mãe Santíssima para que o nosso coração seja realmente transformado e santificado. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
LEITURA Leitura: Livro dos Juízes 2, 11-19
Salmo: 105 (106)
Evangelho: Mateus 19, 16-22
MENSAGEM
Se você der ódio e indiferença, há de recebê-los de volta. Mas, se der atenção e carinho, há de se ver cercado de afeto e amor. Ninguém se aproxima do espinheiro, por causa dos espinhos; nem do lodo, porque suja. Todos apreciam estar perto das flores, que espalham beleza e perfume. Cada um recebe de acordo com o que dá.