Rio Branco-AC -


SANTO DO DIA


16 de fevereiro de 2019



SANTO



Santo Onésimo: O Santo que hoje vem nos edificar com sua vida chama-se Onésimo, nasceu no século I, era escravo: um escravo dos homens que passou por intervenção da graça, escravo fiel de Jesus Cristo. O texto histórico que testemunha a santidade do Santo de hoje esta contida na Bíblia onde dele escreve São Paulo. Santo Onésimo era escravo do rico Filêmon, e antes de conhecer Jesus fugiu da casa do senhor até encontrar-se em Roma com São Paulo que preso evangelizou o fugitivo. Filêmon, sua esposa e filho, em certa ocasião foram atingidos por Jesus através de São Paulo, por isso ao enviar de volta Onésimo, agora convertido e na busca da santidade, São Paulo inspirado pelo Espírito Santo escreveu: “De bom grado o teria conservado comigo, a fim de que ele me sirva em teu lugar na prisão, onde estou, por causa do Evangelho; entretanto, nada quis fazer sem o teu consentimento, para que tal benefício não tenha ares de forçado, mas o provenha de tua livre... Portanto, se me consideras teu irmão na fé, recebe-o como a mim próprio.” Santo Onésimo foi não só liberado por Filêmon, mas permaneceu no trabalho com São Paulo, até ser sagrado bispo pelo mesmo, e por ser ligado a São Paulo foi por ele enviado à cidade de Colossos como evangelizador. Sofreu o martírio por apedrejamento e morreu na Turquia em 16 de fevereiro de 109.
PADROEIRO dos escravos.
ORAÇÃO
Senhor Deus. Realmente tu nos revelaste um Evangelho de amor. Faz que nos lembremos sem cessar que tu nos libertaste das cadeias do pecado e da morte, e que o exemplo da conversão de Onésimo e a misericórdia de teu apóstolo Paulo nos sirvam sempre de inspiração e de alento. Amém. Santo Onésimo, rogai por nós.
LEITURA Leitura: Gênesis 3,9-24
Salmo: 89 (90)
Evangelho: Marcos 8,1-10
MENSAGEM
Tenha pensamentos de progresso e alegria. Imagine-se jovial e forte. Formule ideias altruístas. Preencha-se de confiança. Veja nos outros seus irmãos verdadeiros. Este, o caminho da saúde. A saúde perfeita depende do nosso ajuste às leis divinas de harmonia e paz.