Rio Branco-AC -

SANTO DO DIA

21 de julho de 2018

SANTO

São Lourenço de Brindisi: Nasceu no ano de 1559 em Brindisi, entre o mares Adriático e Jônico. Júlio César Russo era seu nome. Sua mãe o incentivava no amor aos estudos e confiou a educação do menino a um tio em Veneza, quando a cidade estava ameaçada pela invasão dos serracenos. Dois anos após Júlio entrava para o convento dos capuchinhos em Verona, tomando o nome de Lourenço. Uma das mais importantes cabeças da Igreja, grande conhecedor de filosofia, teologia, grego, hebreu da Bíblia e muitos outros idiomas, teve papel decisivo na conversão de muitos cristãos e no combate ao luteranismo na Alemanha. Esteve na batalha decisiva em Szekesfehar em 1601, na qual avançou na frente dos soldados segurando apenas um crucifixo. Ajudou o Papa Paulo V em questões diplomáticas, assim como ao rei Felipe da Espanha, pacificando a conflitos. Seus principais sermões estão reunidos em nove volumes. Fundou mosteiros em Praga e Viena, ajudou o Imperador Rodolfo II a combater os turcos que ameaçavam a invadir a Hungria. A Liturgia de hoje evoca essa figura da história dos padres capuchinho. Pouca gente andou tanto como esse capuchinho, de sandália nos pés. Procurou restabelecer, pela sua pregação e pelas suas viagens, a união de todos os católicos. Foi declarado "Doutor da Igreja" em 1959, no IV centenário de seu nascimento. Morreu em Lisboa, em viagem pela paz de Nápoles, no ano de 1619.
PADROEIRO dos que sofrem por guerras.
ORAÇÃO
Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Lourenço de Brindisi, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
LEITURA 1ª Leitura: Gênesis 18, 1-10
Salmo: 14 (15)
2ª Leitura: Epístola aos Colossenses 1, 24-28
Evangelho: Lucas 10, 38-42
MENSAGEM
Agradeça aos Céus os filhos que enchem seu lar e seu coração. O que você lhes puder oferecer hoje, amanhã será retribuído na forma de alegrias ao seu coração. Todo pai e toda mãe tem a missão de ensinar os filhos. Deus espera apenas que você cumpra o seu dever.