Rio Branco-AC -


SANTO DO DIA


05 de agosto de 2020



SANTO



Santa Afra e suas companheiras: Neste mesmo dia em que comemoramos a dedicação da Basílica de Santa Maria Maior lembramos com alegria da vida de Santa Afra. Era uma prostituta que se converteu ao cristianismo, como contam os autos do seu martírio que ela sem ter conhecimento, hospedou na casa o bispo São Narciso e Félix, que era seu diácono. Ao saber da verdadeira identidade deles, atirou-se aos pés daquele homem de Deus e pediu perdão pelos pecados em confissão. Depois que São Narciso lhe falou da misericórdia de Deus, Afra quis ser batizada assim como suas companheiras que viviam com ela naquela casa: Digna, Eunômia e Eutrópria. Como era tempo de perseguição, Afra escondeu São Narciso e o diácono Félix em sua casa, despistando os soldados do imperador. Santa Afra e suas companheiras foram presas tempos depois, confessando firmemente sua fé no tribunal, lembrando sempre da bondade do Senhor para com ela, perdoando-lhe os pecados através do batismo. Afra foi levada então para uma ilha, onde despojaram-na de suas vestes, amarrando-a a um poste e queimando-a viva. Fizerem o mesmo com suas companheiras pouco depois.
PADROEIRO das prostitutas.
ORAÇÃO
Senhor, por intercessão de Santa Afra, aumentai a minha fé. Peço-Vos o dom da oração para que, permanecendo em Vós, eu nunca me desvie do Vosso Caminho e da Vossa Verdade.Amém.
LEITURA Leitura: Números 11, 4-15
Salmo: 80 (81)
Evangelho: Mateus 14, 13-21
MENSAGEM
Que amemos nossos filhos intensamente, sem querer que sejam nossa imagem e semelhança. Se o desequilíbrio, a droga, a rebeldia, as circunstâncias difíceis os visitarem, preenche-nos de fortaleza e paciência para que encontrem em nós um apoio. E que aceitemos as provações e carências como aprimoradoras de suas personalidades.