Rio Branco-AC -


SANTO DO DIA


26 de setembro de 2020



SANTO



São Cosme e Damião: Não se sabe exatamente onde nasceram, como foram, nem onde viveram os irmãos gêmeos Cosme e Damião. Na verdade, não se sabe exatamente se eles eram mesmo gêmeos. O que se sabe, com certeza, é que eram irmãos, que viveram no oriente, provavelmente vindos da Arábia, e morreram martirizados pelo imperador Diocleciano, no início do século IV. Desde muito jovens os dois irmãos manifestaram um enorme talento para a profissão de médico. Exerceram essa profissão com muita competência e dignidade e, depois que se converteram, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres. Deixavam pasmos os mais céticos dos pagãos, pois não cobravam absolutamente nada por isso. A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica uma espécie de apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão na Ásia Menor. O governador daquela região deu ordens imediatas para que os dois médicos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas. Ordenou que fossem barbaramente torturados por se negarem a aceitar os deuses pagãos. Acabaram decapitados no ano de 303. Seus corpos foram transportados, mais tarde, para uma igreja que recebeu o nome de "Os Santos Gêmeos".
PADROEIRO dos médicos, dos farmacêuticos, e dos Policiais Militares.
ORAÇÃO
Deus, nosso Pai, São Cosme e São Damião passaram no mundo fazendo o bem, curando as doenças e aliviando os sofrimentos de sua gente, dando confiança e esperança aos corações atribulados. Fazei que eu também sirva meus semelhantes de modo desinteressado, buscando sempre o seu bem e a sua felicidade. Fazei também, ó Senhor, que os médicos coloquem a vida e a dignidade humana acima do lucro e do comércio. Amém.
LEITURA Leitura: Eclesiastes 3, 1-11
Salmo: 143 (144)
Evangelho: Lucas 9, 18-22
MENSAGEM
Se você esta procurando uma direção, um objetivo elevado, um sentido que te satisfaça plenamente. Quer tomar uma decisão, estabelecer rotas, agir com firmeza, sobrepujar adversidade e progredir continuamente. Peça a Deus que te apontes por onde começar e o que fazer.