Rio Branco-AC -


SANTO DO DIA


18 de setembro de 2018



SANTO



São José de Cupertino: Nasceu no ano de 1603, na cidade de Púglia, Itália. Viveu uma das vidas mais belas e surpreendentes que se encontram no calendário litúrgico. Filho de camponeses do sul da Itália, era tão pouco dotado intelectualmente que a si mesmo dava, em sua humildade e graça, o nome de "Frei Asno". Diversas vezes tentou ingressar na vida religiosa sem o conseguir, por notória incapacidade. Só à custa de muita insistência foi admitido num convento franciscano. Apenas os frades menores de Grotella o acolheram, encarregando-o de cuidar das mulas. Quando se preparava para o sacerdócio, era ajudado sobre naturalmente em todas as provas e exames. Certa vez, somente conseguira estudar e assimilar uma frase da Escritura: "As entranhas que te trouxeram". Em um exame, pediram-lhe que explicasse exatamente essa frase, e ele se saiu maravilhosamente bem: por isso passou a ser considerado o patrono dos estudantes em apuros. Ordenado sacerdote, vivia arrebatado em êxtases e era objeto de fenômenos místicos extraordinários. Era comum ser visto em levitação, erguido do solo a alturas elevadas. De seu corpo desprendia-se um suave perfume. Realizava milagres espantosos, curando doentes de todos os gêneros e, iluminado pelo Divino Espírito dava conselhos acertadíssimos, sendo procurado, por isso, por pessoas intelectual, que vinham consultá-lo. Até o Papa quis conhecê-lo, e aconteceu que, durante a audiência com o Pontífice, o humilde franciscano entrou num êxtase e deixou o Papa admirado. Em suma, aquele que quase não fora admitido no convento, atingiu um santidade tão consumada e maravilhosa que se transformou numa das glórias da Ordem franciscana. O Frei Asno, porque assim a si mesmo se chamava, era capaz de responder às questões dos mais sofisticados teólogos. Passou o resto da vida fugindo das verdadeiras multidões que vinham atrás dele. Faleceu aos 60 anos de idade, e hoje é invocado pelos estudantes que têm de enfrentar exames difíceis nas escolas.
PADROEIRO dos estudantes em apuros.
ORAÇÃO
Ó Pai, pela vossa misericórdia, São José de Cupertino anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
LEITURA Leitura: 1ª Epístola aos Coríntios 15, 1-11
Salmo: 117 (118)
Evangelho: Lucas 7, 36-50
MENSAGEM
Por maior que seja a tempestade que o envolve, não perca seu equilíbrio. Todas as tempestades passam. E se soubermos recebê-las com serenidade, nenhum mal nos causarão. Recorra a Deus, para que as tempestades se acalmem a seu lado.