Rio Branco-AC -

SANTO DO DIA

15 de dezembro de 2017

SANTO

Santa Cristiana ou Santa Nina: A vida de Santa Cristiana é um grande testemunho que nada é coincidência, mas tudo é Providência. Cristiana, cujo nome primitivo era Nuné, por ocasião da invasão de povos bárbaros no Império Romano, caiu nas mãos dos inimigos e por eles foi vendida escrava. Embora num meio pagão Cristiana se abriu corajosamente a vontade de Deus, naquele lugar e com humildade, oração e caridade passou a chamar a atenção de todos para o Cristianismo, e isto transformou de tal maneira sua vida que de Nuné ficou conhecida e amada por Cristiana, cristã em latim. O testemunho de Cristiana se espalhou de maneira surpreendente, quando ao rezar para uma criança que, através de sua intercessão alcançou um milagre. Em todas as oportunidades Cristiana anunciava a Salvação para todos, principalmente quando milagrosamente o Senhor curou através de sua oração a Rainha da Geórgia. O milagre na vida da Rainha abrir o coração também do Rei, para com o Cristianismo, sendo assim pediu missionários para instruir o povo na fé cristã. Santa Cristiana que passou à história como a mãe da Igreja na Geórgia, serviu nas mãos de Deus como aquela que preparou o Caminho para Jesus que veio para o povo. Venerada pelos fieis da Geórgia, suas relíquias estão guardadas Catedral da Metiskreta, antiga capital desse país. O seu culto foi confirmado, sendo realizado no Oriente em 14 de janeiro. Enquanto a Igreja de Roma a comemora no dia 15 de dezembro.
PADROEIRO da Geórgia.
ORAÇÃO
Ó Deus, que prometestes habitar nos corações puros, dai-nos, pela intercessão de Santa Cristiana, viver de tal modo, que possais fazer em nós a vossa morada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
LEITURA 1ª Leitura: Isaías 35, 1-6.10
Salmo: 145 (146)
2 Leitura: Epístola de São Tiago 5, 7-10
Evangelho: Mateus 11, 2-11
MENSAGEM
Se deixar a tristeza se avolumar, ela se espraia, contamina, destrói, arruína e sufoca você. É uma forma de desânimo, um cáustico, um desagregador de sua paz. Olhe para mais alto. Respire fundo. Examine a origem desse estado de alma. Refreie impulsos. Procure transformação para melhor. Lembre-se da alegria. Convencer-se de que a sua alegria anula a tristeza traz imediata paz de espírito.