Rio Branco-AC -

SANTO DO DIA

05 de julho de 2020

SANTO

Santo Antônio Maria Zacaria: Nasceu no ano de 1502, foi fundador dos Clérigos Regulares de São Paulo, e desde criança mostrou uma grande compaixão pelos pobres. Ao terminar seu curso de medicina, na Universidade de Pádua, o santo de 22 anos compreendeu que sua vocação consistia em cuidar tanto das almas como dos corpos e consagrou-se seriamente ao estudo da teologia, sem deixar de exercer sua profissão e de ajudar espiritualmente aos moribundos, ensinar a doutrina cristã aos jovens e servir a todos. Em 1528 sagrou-se sacerdote e seguiu para Milão onde ingressou na confraria da "Eterna Sabedoria". Em 1530, o Padre Zacaria e outros dois sacerdotes, Bartolomeu Ferrari e Jacob Morigia, decidiram edificar uma associação de clérigos regulares, ou seja, sacerdotes obrigados com voto a seguir uma regra, porém que não eram frades nem monges, cujo objetivo era reviver e reavivar a adoração ao Santíssimo Sacramento, promoção da vida cristã em família, o amor pelos ofícios litúrgicos e promover a vida cristã mediante a pregação e a administração dos Sacramentos. Seus seguidores são conhecidos como "os Barnabitas", porque a associação de Santo Antônio Maria ficava ao lado da Igreja chamada São Barnabé, e continuam a mensagem do santo italiano, através de palestras, instituições de ensino, multiplicando suas palavras. Quando Lutero atacava as verdades da fé e as iniquidades do clero, a associação do Padre Zacaria trabalhava heroicamente por reformar a Igreja em seu interior, reavivando o espírito cristão e o zelo para com as almas do clero e administrando os sacramentos aos fiéis. O Papa Clemente VII aprovou, em 1533, a nova congregação de Clérigos Regulares de São Paulo. Um ano antes de sua morte, Santo Antônio obteve para sua congregação a Igreja de São Barnabé, em Milão. Foi canonizado em 1897 pelo Papa Leão XIII.
PADROEIRO dos que cuidam dos pobres, tanto material quanto espiritual.
ORAÇÃO
Santo Antônio Maria que desde menino tivestes imensa compaixão pelos pobres, curai as almas de nossos líderes, para que hajam governantes cristãos e justos para defende-los e dar-lhes oportunidades de que tanto necessitam. Vós que combatestes as heresias com tanta veemência suscitai em nossa Igreja verdadeiros missionários e vocações sacerdotais. Visitai nosso seminários e seminaristas e ajudai-os a crescer em santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
LEITURA Leitura: Amós 9, 11-15
Salmo: 84 (85)
Evangelho: Mateus 9, 14-17
MENSAGEM
Os tesouros mais preciosos do universo estão escondidos no subsolo de nossa alma, e os descobrimos à medida que nos tornamos conscientes.