Rio Branco-AC -


SANTO DO DIA


18 de outubro de 2019



SANTO



São Lucas: Estamos em festa na Liturgia da Igreja, pois lembramos a vida e o testemunho do evangelista São Lucas. Uma figura simpática do cristianismo primitivo, homem de posição e qualidades, de formação literária e de profundo sentido artístico divino. Nasceu em Antioquia da Síria, médico de profissão foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual ficou inseparável e fiel companheiro, colaborador no apostolado. De fato, o apóstolo dos gentios em diversos lugares externa a alta consideração em que tinha São Lucas como portador de zelo e fidelidade no coração. Juntamente com São Paulo, Lucas fez várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco-romano. Tornou-se, porém, excepcional para a vida da Igreja, por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou com o Carisma da inspiração e com uma vivência comunitária, que resultaram no escrito de um Evangelho e na primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos. No Evangelho, encontramos o Cristo que sendo amor universal se revela a todos; que chama Zaqueu e Maria Madalena; garante o Céu para o "bom" ladrão e conta as lindas parábolas do filho pródigo ou do pai misericordioso, e do bom samaritano. Nos Atos dos Apóstolos, que poderiam também chamar-se Atos do Espírito Santo, deparamo-nos com a ascensão do Cristo, que promete o batismo no Espírito Santo e cumpre-o no dia de Pentecostes, inaugurando assim sua Igreja que evangeliza com coragem a todos os povos. O historiador São Jerônimo diz que Lucas viveu a missão até a idade de 84 anos, terminando sua vida com o martírio.
PADROEIRO dos artesãos, escultores e médicos cirurgiões.
ORAÇÃO
Amado apóstolo São Lucas, que nos deixastes um imenso legado, tão importantes narrativas no santo Evangelho, eu vos louvo por vossa vida terrena e vos peço que nos concedais o louro da vitória sobre nossas fragilidade humana e que vençamos as vicissitudes desta vida como vencestes: na plenitude do Espírito Santo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
LEITURA Leitura: 2ª Epístola a Timóteo 4, 10-17
Salmo: 144 (145)
Evangelho: Lucas 10, 1-9
MENSAGEM
Senhor! Envia-me a força da saúde. Fortifica a minha mente e abençoa-me. Agradeço-Te a força e a saúde.